Se você procura por Descarte de resíduos hospitalares, encontre a empresa que é líder do mercado. Compare agora e conheça a líder do segmento.
Procedimentos para o Descarte de resíduos hospitalares
O descarte de resíduos hospitalares ainda causa muitas dúvidas na maioria dos geradores deste tipo de resíduos, como acondicionar, como classificar, quem coleta, qual a destinação mais adequada, são perguntas frequentes, isto devido a falta de informação.
Estabelecimentos como hospitais, necrotérios, clínicas e postos de saúde devem realizar o descarte de resíduos hospitalares, também chamado de resíduo de saúde ou lixo hospitalare, por causa do risco que podem causar aos seres humanos, animais e ao meio ambiente.
Certos resíduos são muitos perigosos, devido aos seus contaminantes e podem causar doenças e contaminar o solo e a água. o volume gerado diariamente de resíduo de saúde chega próximo a 4,5 toneladas.
Os estabelecimentos ligados à saúde são obrigados por lei a fazer o manejo e o descarte de resíduos hospitalares dentro das leis e normas brasileiras regulamentadas e fisccalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Os resíduos hospitalares são classificados em 5 classes, imagina-se que o procedimento mais correto para o descarte de resíduos hospitalares é a incineração, porém, devido a sua classificação o resíduo porde ser direcionado para aterros sanitários e ainda para reciclagem.
acondicionamento
Uma eta muito importante antes do descarte de resíduos hospitalares, é o acondicionamento, para cada tipo de classe de resíduo, a legislação brasileira direciona um tipo de embalagem apropriada e identificada, para os resíduos classe A (infecciosos), a embalagem são saco plasticos brancos, resistentes e com a simbologia de infectante, para os de classe B (químicos), podem ser barricas ou caixas de papelão, classe C (radiotivos) são embalagens especificas de acordo com o poder de radiotividade emitida pelo resíduo, classe D (resíduo comum), sacos plásticos pretos e para os resíduos classe E (perfurocortante), caixas de papelão amarelo, com o descritivo perfurocortante.
Plásticos, metais, papel, papelão, vidros, resíduos comuns são descartados de forma diferente do descarte de resíduos hospitalares classes A,B e E, indo para reciclagem, os demais, são enviados para processos como Autoclavagem e ou Incineração..
A Cetes Ambiental realiza a coleta e o descarte de resíduos hospitalares, coletando em todo território nacional, atendendo todas as legislações vigentes no pais, com profissionais treinados e capacitados para realizarem este processo com toda a segurança e respeito ao meio ambiente.
Entre em contato com a Cetes Ambiental e solicite uma cotação.